Skip to content Skip to footer

Rijksmuseum anuncia inauguração do Don Quixote Pavilion and Garden em 2026

O Rijksmuseum, em Amsterdam, anunciou planos para inaugurar o Don Quixote Pavilion and Garden no outono de 2026. Essa nova jardim de esculturas, financiada por uma doação de 60 milhões de euros da Don Quixote Foundation, exibirá obras modernas e contemporâneas de artistas como Alberto Giacometti, Louise Bourgeois e Alexander Calder. O projeto visa expandir a presença pública do museu e enriquecer sua coleção de arte do século 20, criando um espaço ecológico gratuito para o público.

Detalhes do projeto

O Don Quixote Pavilion and Garden integrará três pavilhões existentes no estilo Amsterdam School e o Carel Willinkplantsoen em um único local contínuo. Localizado na interseção de Boerenwetering, Ruysdaelkade e Stadhouderskade, adjacente ao Rijksmuseum, o espaço será transformado em áreas de exposição com esculturas em empréstimo de longo prazo. Além disso, o projeto inclui melhorias paisagísticas, como a plantação de 22 árvores maduras e plantas nativas, promovendo a biodiversidade urbana.

A arquitetura ficará a cargo do estúdio Foster + Partners, enquanto o design paisagístico será assinado por Piet Blanckaert. Essa iniciativa não apenas destacará esculturas de artistas como Jean Arp, Roni Horn e Henry Moore, mas também oferecerá um oásis verde acessível a todos os visitantes. O foco em sustentabilidade reforça o compromisso do museu com o meio ambiente.

Envolvidos e motivações

O diretor do Rijksmuseum, Taco Dibbits, enfatizou a importância histórica da doação. A prefeita de Amsterdam, Femke Halsema, também celebrou o projeto como um presente para a cidade. Artistas renomados contribuem com obras que ganharão visibilidade em um contexto público inovador.

This is a donation of historic significance, and a historic moment for the Rijksmuseum. It will give modern sculpture the visibility it deserves. It also marks an unprecedented enhancement of the Rijksmuseum’s collection of 20th-century art.

This is a wonderful gift for everyone in Amsterdam. Local residents, city dwellers and art lovers will soon be enjoying the tranquil natural surroundings and artistic beauty.

Impacto esperado

A abertura do Don Quixote Pavilion and Garden no outono de 2026 promete atrair turistas e moradores locais, impulsionando o turismo cultural em Amsterdam. Como um espaço gratuito, ele democratiza o acesso à arte moderna e contemporânea. Além disso, o projeto apoia a biodiversidade urbana, alinhando-se a metas ambientais globais.

Essa expansão reflete o crescimento contínuo do Rijksmuseum como um hub cultural na Holanda. Com obras de mestres do século 20, o jardim se tornará um ponto de referência para amantes da arte e da natureza.